11/Nov/2024
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) divulgou os produtores de café vencedores da 25ª edição do Cup of Excellence 2024, principal concurso de qualidade do mundo para grãos especiais. O café arábica da variedade arara, produzido na M&F Coffee, em Campos Altos (MG), na Região do Cerrado Mineiro, pela Bioma Café, foi o campeão da categoria Experimental (grãos fermentados), com 93,14 pontos na escala de zero a 100 da competição. Ronaldo da Silva, produtor de arábica catucaí amarelo, do sítio Santa Luzia, em Cristina (MG), na Mantiqueira de Minas, ocupou o primeiro lugar na categoria Via Seca (grãos naturais) com a nota 92,32.
Já o café arábica topázio amarelo, cultivado por Vitor Marcelo Queiroz Barbosa, na Fazenda Sobro e Bonito de Cima - DBarbosa Coffee, em Coromandel (MG), no Cerrado Mineiro, obteve 91,93 pontos e foi eleito o melhor café especial produzido por via úmida (cereja descascado, despolpado ou desmucilado). Em um ano com tantas adversidades climáticas, os cafeicultores brasileiros entregaram cafés com muita qualidade e excelência. Todos os 27 vencedores do Cup of Excellence 2024 serão ofertados em leilão virtual, no dia 10 de dezembro, quando os principais compradores de todo o mundo disputarão os melhores cafés do Brasil.
No leilão das amostras vencedoras da competição em 2023, o maior lance dado foi ao campeão da categoria Via Seca, produzido na Fazenda Rainha, em São Sebastião da Grama (SP), que recebeu o equivalente a R$ 84,5 mil por uma saca de 60 Kg, pago pela empresa Sarutahiko Coffee, do Japão, que se tornou o maior valor da história por um café natural brasileiro. A competição também teve nove "vencedores nacionais", que são os cafés que chegaram à Fase Internacional, pontuaram acima de 86 pontos, mas que não integrarem a lista dos 27 vencedores. Eles ficarão disponíveis para aquisição de compradores de todo o mundo em uma plataforma virtual, entre os dias 2 e 12 de dezembro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.