ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Oct/2024

EUA: empresas de café mudando suas estratégias

Nos Estados Unidos, empresas de café vêm competindo por clientes com descontos e cupons. Contudo, essa guerra de preços prejudicou as vendas da Keurig Dr Pepper, fabricante das cápsulas K-Cup, e da Starbucks, que agora dizem estar mudando suas estratégias. A Nestlé, que vende o café instantâneo Nescafé, cápsulas Nespresso e grãos Starbucks, afirmou que a demanda enfraqueceu nos últimos meses. Na América do Norte, a empresa reduziu os preços de seus cremes para café, à medida que os consumidores passaram a escolher produtos mais baratos.

A realidade é que o consumidor está retraído e o crescimento econômico, de maneira geral, não é vigoroso na maior parte do mundo. O preço do café robusta atingiu recordes e a Nestlé precisa equilibrar o repasse de aumentos aos consumidores e a manutenção de sua participação no mercado. A Starbucks por muito tempo evitou promoções e descontos. Contudo, a inflação nos últimos anos fez com que mais clientes passassem a reconsiderar seus hábitos de consumo, e a empresa passou a oferecer promoções frequentes, como "pague um, leve dois" e vantagens no programa de fidelidade.

Mas, desde que o novo CEO assumiu o comando, no início de setembro, a maior rede de café do mundo reverteu a estratégia e passou a focar na melhoria do serviço nas cafeterias. A empresa declarou recentemente que as promoções não aumentaram o movimento, e contribuíram para a queda nas vendas. A unidade de negócios de café da Keurig nos Estados Unidos reduziu seus preços em média 6,3% no último trimestre, o que levou a uma queda na receita de 3,6%. Executivos da Keurig afirmaram que não ficaram satisfeitos com o resultado das promoções e planejam aumentar os preços no início de 2025.

O café em cápsulas ainda está se saindo relativamente bem em comparação com o mercado de café em geral, mas as promoções causaram impacto em receita e nos lucros. As vendas de café para consumo em casa dispararam em 2020, durante os lockdowns da pandemia. No entanto, aumentos acentuados de preços mais recentes pressionaram o orçamento familiar dos norte-americanos, fazendo com que os consumidores buscassem ofertas. As vendas de café para consumo em casa nos Estados Unidos caíram 1,4% nas 52 semanas encerradas em 5 de outubro, enquanto as vendas por unidade diminuíram 1%, de acordo com análise da Jefferies com dados da NIQ. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.