23/Oct/2024
Chuvas têm sido registradas em praticamente todas as regiões produtoras de café do Brasil nestes últimos dias, cenário que traz certo alívio aos cafeicultores, que estavam preocupados com o clima desfavorável. Como precipitações também haviam sido observadas na segunda semana de outubro, proporcionando a abertura de flores, as recentes chuvas devem ajudar no pegamento e na abertura de novas flores. Ressalta-se, contudo, que o déficit hídrico ainda é muito grande, e que, por isso, a constância das chuvas é necessária para a sequência da safra 2025/2026. Na maioria das regiões de arábica, por exemplo, o volume de chuva segue baixo.
Assim, ainda é cedo para estimar a influência no pegamento das floradas, bem como a redução do estresse hídrico das plantas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na parcial de outubro (até o dia 21), foram registrados 118,8 mm de chuvas em Varginha, no Sul de Minas Gerais. Apenas no dia 20 de outubro, foram 79 mm nesta região. Outra região onde choveu bem no doa 20 de outubro foi em Franca (SP), somando um total de 40,1 mm; no mês, foram 74,8 mm. Em Patrocínio, no Cerrado Mineiro (MG), o volume acumulado é de 41,4 mm na parcial de outubro. Em São Mateus (ES), até o dia 21 de outubro, choveu 203,4 mm na parcial deste mês, sendo que, somente entre 20 e 21 de outubro, foram registrados 82 mm.
No norte do Paraná e em Marília (SP), as chuvas em outubro ocorrem em volumes muito baixos. Em Londrina (PR), praticamente não houve precipitações nos últimos dias, e os 45,6 mm registrados no município aconteceram entre 10 e 12 do mês. Em Marília (SP), foram 26,6 mm, concentrados no dia 11 de outubro (17,8 mm). Para os próximos dias, a Climatempo prevê que, em Patrocínio (MG), chuvas possam somar até 44,8 mm. Em Varginha, no Sul de Minas Gerais, são esperados 35,4 mm e em Linhares (ES), 18,9 mm. No Noroeste do Paraná, em Londrina, as chuvas se concentram mais a partir desta quarta-feira (23/10), com precipitações podendo ser de até 39 mm. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.