ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Oct/2024

Cecafé e Fundação Solidaridad: cooperação técnica

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e a Fundação Solidaridad, organização internacional da sociedade civil que atua há 15 anos no Brasil, firmaram um acordo de cooperação técnica com foco na promoção da sustentabilidade da cafeicultura brasileira. A primeira iniciativa está voltada ao compliance do café brasileiro ao Regulamento da União Europeia (UE) para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR), que determina que o café somente poderá ser exportado para a União Europeia se não foi produzido em área desmatada após 31 de dezembro de 2020.

No que se refere ao atendimento ao EUDR, é fundamental aprofundar a verificação da situação da vegetação nativa em localidades em que houve detecção de alerta de desmatamento, após 31 de dezembro de 2020, e por isso a Fundação Solidaridad, por meio de seu Departamento de Geoprocessamento, aplicando imagens de alta resolução, efetuará a reavaliação das áreas de vegetação nativa em áreas produtoras de café em que se identificou esse tipo de alerta, visando a confirmar se esta leitura realmente reflete a realidade ou apresenta evidências técnicas de que foi um falso positivo para desmatamento.

A parceria firmada oferece aos exportadores associados ao Cecafé mais uma camada de verificação de critérios ambientais no escopo do EUDR, além da que já é realizada no âmbito da Plataforma Cecafé-Serasa Experian. Essa análise detalhada, a partir da expertise técnica da Fundação Solidaridad, evitará exclusões indevidas de acesso dos cafés do Brasil no mercado europeu. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.