ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/May/2024

Robusta: safra 2024/2025 do Vietnã deve ter quebra

Segundo o Escritório Carvalhaes, a safra de café robusta do Vietnã, referente ao ciclo 2024/2025, vai ter uma quebra, com certeza; só não se sabe o tamanho dela. Essa questão está assustando o mercado. Houve chuva, mas parou. Quem não entende muito de café, acha que é só chover que resolve, e isso não é verdade. Assim, não há dúvida de que vai haver uma quebra na safra do Vietnã; o tamanho da quebra é que não dá para saber. Se chover mais, é preciso ver como as plantas vão reagir.

A colheita da safra no Vietnã começa no segundo semestre. Em relação ao fato de o Brasil estar aproveitando o menor fornecimento global de café do Vietnã e batendo recordes de exportação de café conilon, os mercados atualmente conquistados poderão ser mantidos, mesmo com o Vietnã voltando à normalidade. O Brasil está exportando conilon e robusta para lugares que nunca tinha exportado. Os países que compram o café brasileiro estão experimentando e gostando.

O grande volume exportado de robusta não tem ido para os mesmos compradores de sempre do Brasil. O País avançou muito em tecnologia em relação aos outros países produtores. Tanto que nenhum país no mundo faz volume com qualidade e a preços competitivos como o Brasil. Desde 2000, praticamente dobrou a produção brasileira (de arábica e conilon) sem aumentar a área plantada. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.