23/May/2024
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo de café no Brasil registrou um aumento de 0,16% no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, em comparação com igual período de 2023. No total, foram consumidas 4.963.725 sacas de 60 Kg no mercado interno. No primeiro quadrimestre de 2023, o volume consumido foi de 4.955.567 sacas de 60 Kg. O levantamento de vendas no varejo é realizado por meio de cerca de 2 milhões de notas fiscais coletadas mensalmente nos check-outs de todo o Brasil. O consumo apresentou crescimento de 9,20% na comparação de abril deste ano com abril do ano passado. Entre março de 2024 e abril de 2024, as vendas subiram 1,11%.
Entre janeiro e abril de 2024, as vendas acumuladas aumentaram para as categorias/estilos Superior, Gourmet e Especial, bem como para Cápsulas e Solúvel. As categorias/estilos Tradicional e Extraforte foram os únicos que apresentaram queda. Do total consumido no período, 82,9% são de café Tradicional e Extraforte. Na comparação entre os meses de abril de 2023 com abril de 2024, todas as categorias/estilos apresentaram crescimento nas vendas. De março de 2024 a abril de 2024, os cafés Superiores e em cápsulas foram os únicos que registraram queda no volume de vendas. No primeiro quadrimestre de 2024, a percentagem de participação no total de vendas aumentou para Superior, Gourmet, Especial, cápsulas e solúvel em relação ao mesmo período do ano anterior.
A percentagem de participação no total de vendas das categorias/estilos Tradicional e Extra Forte diminuíram. As vendas acumuladas (janeiro a abril de 2024) aumentaram somente nas Regiões Norte e Nordeste. Ao comparar março de 2024 e abril de 2024, somente a Região Sudeste apresentou queda. O Sudeste também foi a única região do País a registrar queda nas vendas na comparação entre abril de 2023 e abril de 2024. A partir do outono, as vendas de café no varejo costumam retomar o crescimento mês a mês. Os dados revelam que desde 2022, as vendas costumam aumentar a partir do mês de abril. Os cafés Tradicional e Extraforte apresentam a maior média de preço na Região Sudeste, enquanto a menor fica na Região Centro-Oeste.
O Superior, tem na Região Sul a maior média de preço, enquanto a Região Centro-Oeste fica com a menor. Para o Gourmet, a maior média é da Região Centro-oeste, enquanto a menor é na Região Sul. A Região Norte tem a maior média de valor para os cafés Especiais, e a Região Sul, a menor. A média de preço dos cafés solúveis é maior na Região Centro-Oeste e menor na Região Nordeste, enquanto a média dos cafés em cápsulas é maior na Região Norte e menor na Região Sul. Ao analisar a variação dos preços médios por categoria/estilo de café no varejo entre abril de 2023 e abril de 2024, é possível identificar que o Especial foi o único que sofreu aumento (+2,84%).
Por outro lado, as demais categorias/estilos registraram uma diminuição no preço médio: Tradicional/Extraforte (-5,72%), Gourmet (-9,35%), Superior (-10,69%), solúvel (-0,26%) e cápsulas (-6,38%). Atualmente, as indústrias associadas da Abic respondem por 71,1% da produção do café torrado em grão e/ou moído no Brasil, e representam 86,5% de participação (share) no varejo supermercadista. A Abic registra em seu banco de dados 2.937 produtos certificados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.