ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Mar/2024

Capal: exportação de café verde para países da UE

A Capal Cooperativa Agroindustrial, com sede em Arapoti (PR), deu início este ano à exportação de café verde para Alemanha, França e Holanda. Dos 72 contêineres com o grão embarcados ao exterior pela cooperativa até o fim de fevereiro, 20% foram destinados aos três países da comunidade europeia. O próximo passo é expandir para o mercado canadense, asiático e norte-americano, maior importador mundial de café. A ideia é retomar a exportação para o mercado asiático, um trabalho que começou no ano passado com Taiwan.

Há potencial neste mercado, pois a Capal já está se preparando para atender a Ásia como um todo. As licenças e documentações específicas estão sendo providenciadas. A previsão é de que, até metade deste ano, a cooperativa esteja apta a exportar para o continente. O ingresso do café verde da Capal no exterior era uma reivindicação dos cooperados que, nos últimos anos, com o empenho e dedicação de todos no processo de melhoria da qualidade dos frutos, alinhados aos investimentos internos em infraestrutura e assistência técnica, temos conseguido colocar em prática. Cafés de qualidade têm alto valor agregado, o que aumenta o repasse para o cafeicultor e os incentiva a investir mais na lavoura.

Recentemente a Capal adquiriu mais uma unidade de armazenamento, no município de Piraju (SP). Essa aquisição corresponde a um armazém de 2,4 mil metros quadrados, com capacidade para estocagem de 55 mil sacas de 60 Kg de café. Em Pinhalão (PR), a cooperativa tem mais uma estrutura de armazenagem com capacidade para 15 mil sacas de 60 Kg de café. Em 2023, a Capal comercializou 580 mil sacas de 60 Kg de café, abrangendo 80% das vendas em São Paulo e outros 20% foram destinados ao Paraná. Para 2024, a meta é aumentar a comercialização para 700 mil sacas de 60 Kg. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.