07/Mar/2024
Segundo o Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela startup ElloX Digital, em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o índice de atrasos para embarque de café nos navios no Porto de Santos (SP) em fevereiro foi de 75%, envolvendo um total de 75 porta-contêineres. O tempo de abertura de gates também foi curto e, no mês passado, 23 navios não tiveram sequer uma abertura de portão no terminal. O maior intervalo foi de 22 dias entre o primeiro e o último deadline.
Apesar de uma leve melhora observada em relação a janeiro deste ano, o índice segue acima de 75%, patamar observado nas épocas de picos de safras de café, açúcar e algodão, no segundo semestre de 2023, em um mês (fevereiro) no qual o volume de açúcar não foi elevado, mas que ainda teve um montante significativo de algodão exportado. Destaque para os problemas relativos à abertura de gates nos terminais.
Esse fato continua impactando o planejamento de embarques das empresas, de maneira direta, e gerando custos adicionais aos exportadores, uma vez que seguem enfrentando esses entraves para cumprir os prazos e honrar seus compromissos. Em fevereiro, apenas 13% dos procedimentos de embarque tiveram prazo superior a quatro dias de gate aberto por navios. Outros 66% possuíram entre três e quatro dias e 21% tiveram menos de dois dias de período de gate aberto. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.