ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Feb/2024

Porto de Santos: atrasos de navios batem recorde

De acordo com dados do Boletim Detention Zero (DTZ), desenvolvido pela startup de tecnologia no segmento logístico ElloX Digital em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o índice de alteração de escalas e atrasos de navios no Porto de Santos (SP) alcançou 85% em janeiro de 2024, o maior percentual registrado até então, agravando o já crítico cenário verificado nos três últimos meses de 2023: 76% em outubro e dezembro e 81% em novembro. Tais problemas estão resultando em adiamentos regulares de embarques e pátios abarrotados de contêineres nos terminais portuários, que estão com dificuldades para receber cargas em virtude de limitações físicas de espaço do terminal.

Ocorrem, ainda, problemas relativos à abertura de portão no terminal, que continuam com tempo reduzido. No mês passado, apenas 13% dos procedimentos de embarque tiveram prazo superior a quatro dias de gate aberto por navios. Outros 54% tinham entre três e quatro dias e 19% tiveram menos de dois dias de período de gate aberto. A Ellox Digital ponderou que, em relação ao tempo de gate aberto, os terminais têm alterado o deadline, mas mantido a data de abertura estática, gerando um aumento artificial do prazo. Isso desvirtua a realidade uma vez que se nota, nos terminais e transportadores, que eles não possuíam janelas para entrega nesses períodos e, assim, postergaram o deadline.

Diante desse cenário, a ElloX está trabalhando para aprimorar o Boletim DTZ, fazendo o cruzamento de informações dos armadores operados por cada navio, bem como os serviços dessas empresas, com o objetivo de trazer informações mais consistentes. Esse trabalho é essencial, pois os atrasos e o pouco tempo de abertura de gate provocam impacto direto no planejamento de embarques das empresas e geram custos adicionais aos exportadores, que continuam enfrentando esses entraves para cumprir os prazos e honrar seus compromissos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.