ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Feb/2024

Arábica: ampla safra do Brasil influenciará preços

Segundo o Commerzbank, a perspectiva de safra volumosa no Brasil pode contrabalançar o aumento dos preços do café arábica, que chegaram perto dos 200,00 centavos de dólar por libra na semana passada e se aproximaram do pico de fim de dezembro. As cotações subiram com a preocupação relacionada ao clima no Brasil e problemas de transporte no Mar Vermelho, principalmente do café robusta. No entanto, há indícios de uma maior oferta de café no Brasil para o ano agrícola 2024/2025. O avanço dos preços ocorreu por causa das preocupações com as condições de seca em regiões do Brasil, maior produtor e exportador mundial do grão, além do aumento no preço do robusta para o nível mais alto em cerca de 16 anos.

Ao contrário do robusta, o arábica é pouco afetado pelas perturbações no transporte pelo Mar Vermelho, já que os principais produtores de arábica não dependem dessa rota para o transporte. No entanto, a situação é diferente para o robusta, que é produzido principalmente no Sudeste Asiático. Por isso, o aumento significativo do preço e a escassez de robusta podem aumentar a demanda pelo arábica. Mas, as perspectivas são positivas para a produção brasileira. A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de um aumento de 5,5% em 2024/2025 ante o ano anterior, totalizando 58,1 milhões de sacas de 60 Kg. Desse total, 40,75 milhões de sacas de 60 Kg seriam do arábica e 17,33 milhões de sacas de 60 Kg do robusta.

O ano agrícola deve ser de alta produção no ciclo bienal. No entanto, segundo a Conab, esse padrão tem se tornado menos evidente nos últimos anos por causa das flutuações na produtividade relacionadas ao clima. A produtividade foi baixa em 2021 e 2022 antes de se recuperar em 2023. O Commerzbank citou o dado otimista da Comexim. A exportadora divulgou que espera um volume de safra de 67,15 milhões de sacas de 60 Kg para 2024/2025 e antecipa uma colheita significativamente maior para o ano agrícola atual, de 65,75 milhões de sacas de 60 Kg. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.