ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Jan/2024

Arábica: cotações recuando neste início de janeiro

Os negócios efetivos envolvendo café estão bastantes lentos neste começo de 2024. Muitos vendedores e compradores seguem afastados do mercado spot nacional. A comercialização do grão deve começar a ganhar ritmo a partir desta ou da próxima semana. Quanto aos preços, no caso do arábica, vêm apresentando queda neste início de ano, cenário que, ressalta-se, acabou reforçando a baixa liquidez doméstica envolvendo a variedade. O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto em São Paulo, está cotado a R$ 973,26 por saca de 60 Kg, recuo de 3% nos últimos sete dias. No front externo, os contratos futuros do arábica (vencimento Março/2024) estão cotados a 181,40 centavos de dólar por libra-peso na Bolsa de Nova York, queda de 4,6% nos últimos sete dias.

A pressão sobre os valores vem da melhora do clima em importantes regiões brasileiras produtoras de arábica. Chuvas mais consistentes foram verificadas especialmente no Cerrado Mineiro (MG), em parte do Sul de Minas (MG) e na Zona da Mata Mineira (MG). Em São Paulo, choveu na região da Mogiana e na de Garça. No Espírito Santo, precipitações também melhoraram as condições dos cafezais de arábica no Sul do Estado. O noroeste do Paraná tem registrado chuva abaixo do esperado para janeiro. Em Minas Gerais, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Machado (sul do Estado) indicou que, de 1º a 8 de janeiro, as chuvas acumularam 69,9 milímetros.

Nas estações de Patrocínio (Cerrado) e Caratinga (Zona da Mata), os volumes para o período foram de respectivos 73,4 milímetros e 99,8 milímetros. Contudo, agentes relatam que, para alguns municípios do Sul de Minas, as chuvas não foram tão generalizadas como nas demais partes do Estado. Em São Paulo, de 1º a 8 de janeiro, as chuvas somaram 15,6 milímetros em Marília e 54,4 milímetros em Franca. No Paraná, foram apenas 9,4 milímetros em Maringá. Nestes primeiros meses do ano, as plantas tanto de arábica quando de robusta estão em fase de enchimento de grãos. Por isso, chuvas mais consistentes são muito importantes para garantir um bom desenvolvimento dos grãos e para a realização dos tratos culturais. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.