20/Nov/2023
Apesar de não ter avançado como o esperado nos últimos anos, o consumo de café se manteve resiliente mundo afora. Segundo dados da Euromonitor, a demanda pelo produto vai continuar, mas o grande diferencial é que ela não parte de consumidores tradicionais como Estados Unidos e Europa, mas sim da Ásia. É esperada uma demanda significativamente maior do que hoje e na Ásia o mercado de café ainda tem muito espaço para avançar. É um processo lento, mas com grande potencial. Além da Ásia, os dados apontam África e América Latina como potenciais mercados em expansão para o café.
Entre as tendências para os próximos anos, o mercado de café também poderá encontrar espaço com outras categorias e novas formas de se utilizar o café, como por exemplo as bebidas esportivas e as energéticas. O desenvolvimento de novos produtos será marcado por produtos que são gelados, sustentáveis e que se sobrepõem a outras categorias. Mais do que nunca, a cadeia fará uso de tecnologia para avançar do campo à xícara, justificado pelos efeitos das mudanças climáticas e principalmente o fato do consumidor final estar apostando em produtos que apoiem as causas sociais, por exemplo. Fonte: NA. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.