09/Oct/2023
Empresários brasileiros do café concretizaram, em feira no Japão, US$ 10,3 milhões em negócios presenciais e alinharam a possibilidade de comercialização de mais US$ 49,1 milhões ao longo dos próximos 12 meses, totalizando a estimativa de US$ 59,4 milhões. Se confirmado, o valor superará em aproximadamente 15% os US$ 51,8 milhões efetivados em 2022, no maior evento de cafés especiais da Ásia, a SCAJ World Specialty Coffee Conference and Exhibition 2023, ocorrido em Tóquio, de 27 a 30 de setembro, e realizado pela Specialty Coffee Association of Japan (SCAJ). Os empresários nacionais participaram da feira, que celebrou sua 20ª edição este ano, por meio do "Brazil. The Coffee Nation", projeto setorial desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
As ações possibilitaram contatos comerciais com 155 empresários da região, sendo que 43 foram novos. Esse networking é extremamente relevante porque o Japão e os países asiáticos são parceiros leais, que fecham negócios de longa data, o que permite que o Brasil consolide ainda mais seus cafés especiais nesses mercados tradicionais e possa ampliar sua participação em outros novos, entregando sustentabilidade e qualidade por meio de produtos totalmente rastreados. Outro ponto que chamou a atenção é o crescimento do interesse dos jovens japoneses no mercado de cafés especiais. O número de visitantes jovens impressiona em um mercado tão tradicional como o Japão, o que abre novas oportunidades de negócios e vem fomentando o crescimento de microtorrefações no país após a pandemia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.