14/Sep/2023
De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), as exportações brasileiras de café nos dois primeiros meses do ano safra 2023/2024, julho e agosto, totalizaram 6,672 milhões de sacas de 60 Kg, 24,5% mais que em igual período de 2022, com receita de US$ 1,354 bilhão (+6,6%). No acumulado de janeiro a agosto, o Brasil embarcou para o exterior 22,904 milhões de sacas, 9,7% menos que nos oito meses do ano passado. A receita também caiu, 17,3%, somando US$ 4,903 bilhões, contra US$ 5,926 bilhões no ano passado. Esse resultado reflete cotações mais baixas no mercado: o preço médio de exportação caiu 8,3%, de US$ 233,55 por saca de 60 Kg para US$ 214,08 por saca de 60 Kg. Nos oito primeiros meses de 2023, os Estados Unidos seguiram como principal importador dos cafés do Brasil, com 3,885 milhões de sacas de 60 Kg, 26,6% menos que no mesmo período de 2022. A participação do país no total exportado é de 17%.
A Alemanha, com 11,8%, ou 2,699 milhões de sacas de 60 Kg (-40,5%), aparece em segundo lugar. Na sequência, vêm Itália, com a importação de 1,715 milhão de sacas de 60 Kg (-15,3%); Japão, com 1,509 milhão de sacas de 60 Kg (+33,4%); e Bélgica, com 1,309 milhão de sacas de 60 Kg (-38%). As compras do produto brasileiro pela China ganham relevância. Foram 602 mil sacas de 60 Kg nos oito primeiros meses de 2023, ou 146,5% mais que no ano anterior, colocando o país no nono lugar no ranking dos principais consumidores do café brasileiro. O mercado chinês vem crescendo ao longo dos anos e o Brasil, por meio de ações que encampadas, vem ocupando espaços. O Cecafé segue realizando diversas iniciativas promocionais dos cafés brasileiros em parceria com redes de cafeterias e agentes locais, o que favorece esse avanço observado no mercado da China. Dos cafés exportados pelo Brasil de janeiro a agosto, o arábica lidera com o equivalente a 18,391 milhões de sacas de 60 Kg, ou 80,3% do total.
De solúvel, foram 2,529 milhões de sacas de 60 Kg embarcadas no intervalo, com representatividade de 11%, seguido pela variedade canéfora, com 1,951 milhão de sacas de 60 Kg (8,5%) e pelo produto torrado e torrado e moído, com 34.047 sacas de 60 Kg (0,2%). O produto que possui qualidade superior ou certificado de práticas sustentáveis respondeu por 16,5% das exportações totais brasileiras do produto no acumulado de 2023. Foram embarcadas 3,770 milhões de sacas de 60 Kg ao exterior, volume 16,9% menor na comparação com o registrado entre janeiro e agosto de 2022. O preço médio dos cafés diferenciados foi de US$ 241,31 por saca de 60 Kg, o que resultou em receita de US$ 909,8 milhões nos oito primeiros meses do ano, o que corresponde a 18,6% do obtido com os embarques totais de café. No comparativo anual, o valor é 29,6% menor do que o aferido em idêntico intervalo de 2022. Os Estados Unidos também são o principal destino dos cafés diferenciados do Brasil. O país adquiriu 902.087 sacas de 60 Kg, o equivalente a 23,9% do total exportado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.