ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Aug/2023

Colheita da safra 2023/2024 se aproxima do final

A colheita de cafés da safra 2023/2024 pode se encerrar até a segunda semana de setembro. Mesmo com os trabalhos caminhando para a reta final, a chuva dos últimos dias nas regiões produtoras deixou os produtores em alerta, já que o clima limitou o ritmo da atividade. Além disso, como a maior parte das propriedades está em período de varrição, precipitações neste momento podem prejudicar a qualidade desses grãos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em agosto, foram registrados 95,2 mm de chuva em Linhares (ES), 69 mm em Muriaé (Matas Mineiras), 63,2 mm em São Mateus (ES), 50,6 mm em Londrina (PR), 28 mm em Cacoal (RO), 18,8 mm em Varginha (MG), 17,4 mm em Marília (Garça - SP), 13 mm em Patrocínio (MG) e 10,4 mm em Franca (SP). Por um lado, a chuva não é tão favorável neste fim de colheita, mas, por outro, tais volumes hídricos são fundamentais para o desenvolvimento das floradas nessas regiões, sendo este um fator determinante para a safra 2024/2025.

Segundo a Climatempo, as previsões apontam elevado volume de chuvas no Espírito Santo, em Minas Gerais e em São Paulo neste fim de agosto. Ressaltam-se alertas de fortes temporais com muita ventania (chegando em até 70 Km/h), especificamente para Linhares, São Mateus e Vitória (ES), o que pode novamente atrapalhar as lavouras que já floraram no Estado. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.