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28/Jul/2023

Nestlé divulga resultados do 1º semestre de 2023

A multinacional suíça de alimentos e bebidas Nestlé informou nesta quinta-feira (27/07) que obteve lucro líquido de 5,6 bilhões de francos suíços (cerca de US$ 6,54 bilhões, com 1 franco suíço = US$ 1,1685) no primeiro semestre deste ano. O resultado representa avanço de 7,7% ante o obtido nos seis primeiros meses do ano passado, de 5,25 bilhões de francos suíços (cerca de US$ 5,47 bilhões em valores da época). O lucro básico por ação aumentou 11,1% em moeda constante e 4,1% em uma base reportada, para 2,43 francos suíços. O lucro por ação aumentou 10,6%, para 2,13 francos suíços. As vendas somaram 46,29 bilhões de francos suíços (US$ 54,10 bilhões), alta de 1,56% ante US$ 45,58 bilhões um ano antes.

O crescimento interno real para o período foi de -0,8%, enquanto a variação dos preços ficou em 9,5%. O câmbio gerou pressão nas vendas, representando 6,7% de decréscimo. Por categoria de produto, o maior contribuinte para o crescimento orgânico da companhia foi o ramo de rações para pets. As vendas de café também tiveram ganho elevado, com desenvolvimento positivo em todas as marcas da empresa como Nescafé, Starbucks e Nespresso. As categorias de nutrição infantil, laticínios e confeitaria também registraram crescimento significativo.

"Com base no desempenho sólido no primeiro semestre do ano, atualizamos nossas perspectivas de crescimento orgânico de vendas para 2023. O consumo doméstico pós-covid se normalizou, removendo uma restrição de aumento em algumas de nossas categorias. Já os canais externos continuam a mostrar forte impulso de crescimento", disse o CEO da companhia, Mark Schneider. Para o acumulado do ano fiscal de 2023, a Nestlé projeta crescimento orgânico das vendas entre 7% e 8%. A empresa espera que melhore a margem de lucro operacional subjacente para uma margem de 17% a 17,5%. Já para o lucro por ação subjacente em moeda constante, se espera um aumento entre 6% e 10%. Fonte: Broadcast Agro.