ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jul/2023

Funcafé: taxa de juros em 2023/2024 será de 11%

O Conselho Nacional do Café (CNC) informou, nesta quinta-feira (13/07), que a taxa de juros do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para a safra 2023/2024 será mantida em 11%, de acordo com confirmação do Departamento de Comercialização, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. A remuneração do Fundo continua estabelecida em 8%, mantendo a remuneração do agente financeiro em até 3%.

Os percentuais estão abaixo da taxa Selic, atualmente em 13,75%. A expectativa era de um voto específico para o Funcafé, por ser um fundo social. No entanto, definiu-se a manutenção da taxa que já estava sendo aplicada em virtude da alta Selic atual. Como o Banco Central não modificou a Selic, mesmo que tenha sofrido pressão para isso, o melhor cenário para o Funcafé nesse momento é a manutenção da taxa. Além disso, o spread bancário pode ser negociado e, num passado recente, agentes financeiros ofereceram recursos do Funcafé a 1%.

Isso quer dizer que os produtores poderão acessar valores a menos de um dígito ao ano. É uma taxa muito atraente, se comparada à Selic. O Funcafé oferecerá um montante recorde de recursos aos cafeicultores na safra 2023/2024. Serão ofertados R$ 6,375 bilhões. O número de agentes financeiros para facilitar a tomada de crédito por parte dos produtores passou de 37 para 44, em relação ao ano passado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.