ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jul/2023

Arábica: preço no menor patamar desde abril/2021

Os preços do café arábica até esboçaram certa reação no começo deste mês, mas a média da parcial de julho do Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, posto em São Paulo, é de R$ 826,00 por saca de 60 Kg, é a menor desde abril de 2021, quando esteve em 792,20 por saca de 60 Kg, em termos reais (as médias mensais foram deflacionadas pelo IGP-DI de junho/2023). Esse cenário tem preocupado os produtores nacionais. Muitos indicam que os patamares de negociação do grão da temporada 2023/2024 apertam as margens e limitam investimentos na atividade.

O percentual de café negociado de forma antecipada está menor que em anos anteriores, e muito produtores acabaram ficando mais expostos às oscilações do mercado spot. Além disso, os insumos utilizados na produção foram adquiridos a preços muito elevados, em especial os fertilizantes. Com as desvalorizações do arábica, os produtores têm focado na colheita, se mantendo afastados dos negócios. Segundo a Climatempo, uma frente fria acompanhada de intensas chuvas está se aproximando da Região Sul do País, podendo atingir algumas regiões produtoras do Paraná e do sul/sudoeste do estado de São Paulo. Nas localidades mais ao norte de São Paulo, pancadas de chuva devem chegar mais no fim da semana. Em Minas Gerais, o clima deve permanecer estável nos próximos dias.

No front externo, os futuros do arábica ainda têm oscilado na Bolsa de Nova York, mas as quedas predominam. As cotações têm sido influenciadas por movimentos de correção e de recuperação técnicas, pela oscilação cambial e pelo clima no Brasil. O contrato Setembro/2023 de arábica está cotado a 159,85 centavos de dólares por libra-peso, baixa de 0,4% nos últimos sete dias. O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, posto em São Paulo, está cotado a R$ 823,13 por saca de 60 Kg, mantendo estabilidade nos últimos sete dias. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.