ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jun/2023

Colheita avança no Brasil e lotes tem boa qualidade

A colheita de café da safra 2023/2024 continua progredindo nas principais regiões produtoras do País, mas o ritmo ainda está um pouco abaixo do verificado no último ano. Agentes indicam que a qualidade dos cafés que têm chegado nas classificadoras é alta. Quanto ao volume produzido, ainda não há um consenso sobre o tamanho da safra, mas muitos esperam recuperação na colheita, após a quebra registrada em 2022/2023.

Até o encerramento da última semana, a colheita do robusta já somava 22% do volume total previsto no Espírito Santo e 60% em Rondônia. Para o arábica, cerca de 20% da quantidade esperada já tinha sido colhida em Garça (SP), e 17% nas Matas Mineiras (MG). Em Mogiana (SP), os trabalhos somam de 13% a 15% do total; no Noroeste do Paraná e no Cerrado Mineiro (MG), 12%, e no Sul de Minas (MG), 10%. Em relatório divulgado na semana passada, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou a produção brasileira da safra 2023/2024 em 66,4 milhões de sacas de 60 Kg de café, 3,3% acima da temporada anterior.

O USDA indicou recuperação na colheita do arábica (aumento de 12,3% frente à safra anterior), mas queda para a do robusta (recuo de 4,8%). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por sua vez, prevê colheita nacional menor, de 54,7 milhões de sacas de 60 Kg. Agentes de mercado acreditam que a produção nacional fique em torno de 60 milhões de sacas de 60 Kg, ou seja, na média entre as estimativas do USDA e da Conab. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.