30/Mai/2023
A Serasa Experian e o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) fecharam uma parceria para rastreabilidade dos parâmetros socioambientais da cadeia do café. A expectativa é de que o sistema alcance, em um ano, as maiores tradings da commodity do País. Em três meses, a plataforma já deverá ser utilizada por 80% das 20 maiores tradings de café do Brasil. O objetivo é que o sistema opere como uma fonte de informações para estratégias de financiamento, curadoria dos dados e vigilância das diretrizes dos diversos protocolos socioambientais dos exportadores de café. Assim, qualquer comprador de produtos brasileiros, da Europa, Estados Unidos ou Ásia, poderá consultar a ferramenta e auditar a rastreabilidade. A plataforma trabalhará com imagens de satélites, dados de bureau e informações públicas de mais de 170 fontes, além de materiais cedidos pelos próprios produtores rurais.
A cadeia do café já tem um nível de rigor nas análises ambientais e de qualidade do produto, mas a união desses estudos com a ferramenta da Serasa permitirá organizar os dados de forma a conceder ao produtor responsável linhas de crédito mais atrativas. Por isso, em um ano, a meta da Serasa é desenvolver na plataforma um mecanismo para conectar produtores a credores. O Agro Score (pontuação ligada à adimplência de produtores), o Score ESG (índice de adesão de produtores a práticas ambientais, sociais e de governança) e os relatórios gerados pela plataforma nos possibilitam dar mais opções de financiamento ao produtor. A Serasa Experian e o Cecafé já trabalharam, no passado, uma plataforma para que exportadores e cooperativas pudessem monitorar o ritmo de negociações diante da capacidade ou oferta do cafeicultor, reduzindo riscos.
A iniciativa, agora, utiliza o sistema florestal brasileiro e os principais protocolos legais nacionais como base para as análises socioambientais, mas foi customizada para atender ao café. É possível rastrear os tipos de grãos e, se houver protocolos diferentes (para cada variedade), isso pode ser incorporado. Além da customização, a plataforma também está focada na atualização constante dos parâmetros. Se houver uma mudança na demarcação de terras, por exemplo, imediatamente será possível alertar o produtor e os clientes dele. Esse tipo de transparência pode mudar a percepção do mercado. O café é apenas uma porta de entrada do sistema para a personalização dos rankings da Serasa Experian por culturas. O segmento de grãos deve ser o próximo mercado potencial com dados exclusivos no sistema. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.