ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mai/2023

Brasil: produção de café deve crescer em 2023/2024

Mesmo que a safra brasileira 2023/2024 seja de bienalidade negativa, estimativas oficiais indicam que a colheita desta temporada deve ser superior à da anterior. Esse cenário é resultado de um clima mais favorável na safra atual e do menor volume produzido no ano passado. Vale lembrar que, na última safra, o clima prejudicou a produção. O tempo seco e o frio fizeram com que uma safra de bienalidade alta registrasse volume mais restrito. Na semana passada, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicou que o Brasil deve colher 54,74 milhões de sacas de 60 Kg de café no ciclo 2023/2024, volume 0,4% inferior aos dados apontados em janeiro, mas 7,5% acima do colhido em 2022/2023.

A maior produção brasileira de café foi puxada pela recuperação esperada para a colheita de arábica. A safra da variedade deve somar 37,93 milhões de sacas de 60 Kg, 15,9% a mais que na temporada anterior. Por outro lado, para o robusta, a estimativa de colheita é de 16,81 milhões de sacas de 60 Kg, 7,6% abaixo da temporada passada. A menor produção de robusta se deve ao clima desfavorável no início do ciclo 2023/2024, quando as floradas foram bastante prejudicadas por estresse hídrico e ventanias. Agentes têm opiniões divergentes sobre o volume de café que será colhido na atual temporada. O único consenso é sobre a produção de robusta no Espírito Santo, que deve se aproximar do volume informado pela Conab.

Quanto ao arábica, há quem concorde com tais números, mas parte dos agentes aposta em colheita até mesmo menor. Nas últimas safras, tem sido bastante complexo estimar com precisão a produção de arábica, já que os impactos climáticos na Região Sudeste resultaram em diversas sequelas às lavouras produtivas. Com a colheita acontecendo de forma um pouco mais lenta que no mesmo período do ano passado, bastante influenciada pelas menores temperaturas observadas nos últimos dias, o volume de café da safra nova que tem entrado no mercado ainda é pequeno. Mesmo com a perspectiva de maior oferta em 2023/2024, as cotações têm se mantido entre R$ 1.000,00 e R$ 1.100,00 por saca de 60 Kg nas últimas semanas.

Em relação ao balanço de oferta e demanda da temporada 2023/2024, produção brasileira abaixo de 60 milhões de sacas de 60 Kg deve manter os estoques finais da safra ainda apertados, considerando-se as exportações e o consumo interno nas médias dos últimos anos. Esse cenário, por sua vez, pode sustentar os preços do café em patamares similares aos observados nas últimas semanas. Vale ressaltar que os custos de produção da safra atual foram bastante altos, uma vez que os preços dos insumos adquiridos em 2022 ficaram bem acima das médias históricas. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.