ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Mai/2023

Nestlé desenvolve sistemas alimentares sustentáveis

A Nestlé abriu oficialmente o Instituto de Ciências Agrícolas, destinado a apoiar o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis, fornecendo soluções na agricultura com embasamento científico. O novo centro, localizado no Cantão de Vaud (Suíça), também incorpora uma unidade de pesquisa em ciências vegetais existente na França e fazendas no Equador, Costa do Marfim e Tailândia, além de parcerias com fazendas de pesquisa. Os especialistas do centro analisarão e desenvolverão soluções que garantam um suprimento sustentável de alimentos para a crescente população mundial, ao mesmo tempo em que contribuem para a subsistência dos agricultores. As áreas de foco incluirão ciência vegetal, sistemas agrícolas e pecuária leiteira. O presidente da Nestlé, Paul Bulcke, disse: “Cultivamos relacionamentos diretos com gerações de agricultores em todo o mundo.

Para continuar fornecendo às pessoas alimentos saborosos, nutritivos e acessíveis, precisamos fazer a transição juntos para um sistema alimentar mais sustentável. O novo instituto fortalecerá nossa experiência e usará nossa rede global para apoiar comunidades agrícolas e proteger nosso planeta”. A inauguração do instituto é o próximo passo nos esforços da Nestlé para aumentar sua expertise na produção de café e cacau. O instituto ajudará os agricultores a testar métodos de agricultura regenerativa para melhorar a saúde do solo e aumentar a biodiversidade. Também explorará novas abordagens na pecuária leiteira que podem ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com foco em áreas como alimentação de vacas e manejo de esterco. O objetivo é identificar as soluções mais promissoras para promover a produção de matérias-primas nutritivas, minimizando seu impacto ambiental. A empresa adota uma abordagem holística e analisa vários fatores, incluindo impacto no rendimento, pegada de carbono, segurança alimentar e custo, bem como a viabilidade de expansão.

Os especialistas do instituto trabalharão em estreita colaboração com parceiros externos, incluindo agricultores, universidades, organizações de pesquisa, start-ups e parceiros da indústria para avaliar e desenvolver soluções baseadas na ciência. O centro também se baseia no compromisso da Nestlé de fortalecer o ecossistema de inovação da Suíça. O novo instituto está fortalecendo o Cantão de Vaud como um centro de excelência para pesquisa e educação em agricultura e nutrição. Também contribui para os esforços que estão em andamento para apoiar os agricultores diante das mudanças climáticas. A agricultura está no centro da nutrição de qualidade e no Cantão de Vaud será possível contar com um ecossistema inovador que reúne parceiros como profissionais agrícolas, escolas de ensino superior e centros de pesquisa privados como o da Nestlé. Fonte: FoodBev.com. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.