ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Abr/2023

Arábica: preço está oscilando e mercado é pontual

A colheita da safra 2023/2024 de café está se iniciando aos poucos em algumas áreas brasileiras já neste fim de abril. Para o arábica, as regiões de Garça (SP) e Mogiana (SP) também começaram a colher, porém, ainda de forma bastante pontual e com certa preocupação com o clima. Na última semana, um bom volume de chuva foi registrado na Mogiana (SP), o que levou à queda significativa de grãos em diversas fazendas. Com o receio de perder maiores volumes, alguns cafeicultores da região começaram a colher, mesmo que grande parte dos grãos ainda esteja verde. Em Garça (SP), os grãos localizados nas ponteiras dos galhos estavam começando a secar, enquanto ao longo dos ramos, ainda não estão no ponto ideal de maturação. Mesmo assim, alguns produtores também optaram por iniciar a colheita antecipadamente. As demais regiões produtoras de café arábica têm seguido o calendário e devem iniciar as atividades nas próximas semanas.

No Sul de Minas (MG), parte dos produtores deve dar início aos trabalhos na virada do mês, mas ainda de forma lenta. Na Zona da Mata (MG) e no Cerrado Mineiro (MG), as previsões de início são para a primeira quinzena de maio. Para o Noroeste do Paraná, a expectativa é para o fim de maio/início de junho. É importante ressaltar que a quebra de produção ocorrida na última safra (2022/2023) reduziu os estoques de grande parte dos produtores, e com esse volume cada vez mais baixo, o anseio para a chegada da nova safra tem aumentado. Quanto à comercialização, nos últimos meses, ocorreu de maneira bastante limitada, uma vez que os vendedores não estão tão dispostos a negociar nos preços ofertados por compradores. Agentes relatam que, nos momentos de alta de preços, em especial na Bolsa de Nova York, os vendedores têm preferido esperar por aumentos mais significativos, levando compradores a pagar um pouco mais para garantir maiores lotes.

Mesmo assim, as negociações acabam sendo bastante pontuais. Os preços do café arábica estão oscilando com certa força nos últimos dias, com altas prevalecendo. Na quarta-feira (19/04), especificamente, o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, posto em São Paulo, fechou próximo dos R$ 1.150,00 por saca de 60 Kg. Ainda que esse valor não tenha sido o esperado por vendedores, um maior número de negócios foi efetivado. O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, posto em São Paulo, está cotado a R$ 1.111,82 por saca de 60 Kg, redução de 2,2% nos últimos sete dias. No front externo, as cotações futuras do arábica também estão oscilando na Bolsa de Nova York. As elevações estão relacionadas a preocupações com a oferta do grão e a diminuição dos estoques globais. Assim, o vencimento Julho/2023 está cotado a 193,45 centavos de dólar por libra-peso, avanço de 2,8% nos últimos sete dias. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.