ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Mar/2023

Arábica: movimento de queda predomina em março

Os preços do arábica oscilam com certa força ao longo de todo o mês de março, mas as quedas predominam. Esse cenário vem deixando os produtores preocupados, tendo em vista que a colheita da nova safra se aproxima, e os atuais patamares de negociação são considerados pouco satisfatórios. Assim, o fechamento de novos negócios tem sido pontual e envolve pequena quantidade. No campo, o desenvolvimento final do café vem ocorrendo dentro do esperado, faltando poucas semanas para o início da colheita.

A exceção é o Noroeste do Paraná, onde as atividades devem ocorrer de forma um pouco mais tardia que o habitual, já que os grãos estão verdes, as chuvas são elevadas, e as temperaturas, baixas. Segundo a Climatempo, elevadas temperaturas e pancadas de chuvas são previstas nas localidades produtoras de São Paulo e do Sul de Minas Gerais. Nas demais regiões de Minas Gerais, o tempo deva permanecer firme. Quanto aos preços, o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, posto em São Paulo, está cotado a R$ 1.115,01 por saca de 60 Kg, aumento de 0,7% nos últimos sete dias.

No acumulado da parcial do mês, contudo, observa-se baixa, de 4%. Na Bolsa de Nova York, oscilação cambial, questões climáticas que envolvem a possibilidade de El Niño no Brasil ainda neste outono e movimentos do mercado (recuperação e correção técnicas) fizeram com que os ajustes dos contratos flutuassem bastante. O contrato Maio/2023 apresenta avanço de 0,9% nos últimos sete dias, a 176,90 centavos de dólar por libra-peso. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.