ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Mar/2023

Arábica: preços estáveis e comercialização pontual

Em algumas regiões, como em Garça (SP), parte das primeiras floradas do arábica ocorreu bastante cedo e, agora, os grãos já estão caminhando para o processo final de desenvolvimento. Diante disso, as atividades de campo envolvendo a atual safra 2023/2024 podem se iniciar precocemente em parte das regiões no encerramento de abril, quando geralmente inicia-se em maio. Por outro lado, no Noroeste do Paraná, as menores temperaturas e chuvas acima da média para o período estão limitando a maturação do grão.

Portanto, a colheita nessa região está prevista para começar no final de maio e/ou início de junho. Assim, agentes da maior parte das regiões já vêm realizando os últimos tratos culturais e se programando para a colheita no segundo trimestre. No entanto, possíveis frentes frias no outono podem retardar a maturação dos grãos e, consequentemente, os trabalhos no campo. Segundo a Climatempo, altas temperaturas e pancadas de chuva devem ser registradas nas regiões produtoras de São Paulo e Minas Gerais.

O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, posto em São Paulo, está cotado a R$ 1.106,86 por saca de 60Kkg, estável nos últimos sete dias. As negociações ocorrem de maneira pontual, com agentes afastados do spot nacional, diante das intensas oscilações externas. Na Bolsa de Nova York, especulações, movimentos de correção e recuperações técnicas, clima no Brasil e dados sobre as exportações de cafés são fatores que vêm resultando em forte oscilação. O contrato Maio/2023 registra avanço de 0,4% nos últimos sete dias, a 178,50 centavos de dólar por libra-peso. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.