ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Mar/2023

Arábica: preços estão recuando neste início de mês

Dados evidenciam o enfraquecimento da demanda por café no Brasil. Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o consumo de novembro/2021 a outubro/22 somou 21,3 milhões de sacas de 60 Kg, 1% a menos que no ciclo anterior. Dentre outros fatores, esse cenário pode estar atrelado ao elevado preço de negociação do grão no período e ao menor poder de compra de grande parte da população, que enfrentou inflação elevada. Ressalta-se que, até o início do ano passado, o cenário era de elevação no consumo, que se inverteu no último quadrimestre, resultando em queda no balanço da safra.

Para o novo ciclo (novembro/2022 até outubro/2023), contudo, os agentes do setor estão otimistas, acreditando em recuperação do consumo no País, com a possibilidade de menor inflação e de preços de matéria-prima em patamares inferiores. Em relação ao mercado, as cotações domésticas do café arábica estão oscilando, mas as baixas predominam. Os valores são influenciados por movimentos externos e pela retração de agentes do spot nacional. O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, posto em São Paulo, está cotado a R$ 1.123,91 por saca de 60 Kg, queda de 1,5% nos últimos sete dias. Na Bolsa de Nova York, os contratos se desvalorizaram por seis sessões consecutivas, pressionados por especulações no mercado, por movimentos de correção técnica, pela oscilação cambial e pelo cenário climático no Brasil.

No entanto, o contrato Maio/2023 avançou na segunda-feira (06/03), devido a recuperações técnicas, fechando a 180,30 centavos de dólar por libra-peso. Ainda assim, nos últimos sete dias, a queda é de 3,3%. No campo, produtores seguem atentos ao clima. Mesmo que a chuva tenha se reduzido em algumas regiões, as previsões apontam novas precipitações nos próximos dias para São Paulo e Minas Gerais. Alertas indicam possibilidade de chuva de granizo em algumas localidades de minas Gerais. De acordo com a Climatempo, a região produtora do Paraná pode registrar ventanias. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.