ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Mar/2023

Illycaffè: perspectivas positivas para 2023/2024

A torrefadora italiana Illycaffè acredita que a safra 2023/2024 de café poderá sentir efeitos mais suaves de custos do que ocorreu na safra 2022/2023, especialmente do lado da energia. Há pelo menos quatro diferentes causas diferentes para o aumento de custos nos últimos anos. Uma delas foi a Covid-19, que bloqueou cadeias de abastecimento mundiais de muitos produtos. A segunda causa foi a guerra na Ucrânia, que aumentou custos para fertilizantes, energia e produtos alimentares. A melhora em ambos cenários favorece a recuperação dos investimentos para a safra de café. O ciclo de inflação e o cenário de comércio global completam as pressões dos lados dos custos. Nos últimos anos, observou-se um comércio global com indústrias centradas em um único país, a China, orientada ao baixo custo de mão de obra. Agora, a China é a segunda maior economia mundial e se tornou dependente das exportações, assim há mais concorrência com Estados Unidos e Europa.

Quanto à inflação, o índice deve apresentar um pico e depois se estabilizar, mesmo que em níveis mais altos do que os registrados antes da Covid-19. Apesar das expectativas, a guerra na Ucrânia deve ser observada com atenção, pois pode impulsionar a inflação mundial. Basta uma nova escalada na guerra na Ucrânia para o avanço da inflação. O Brasil pode ser um dos países alvos da expansão da produção rural regenerativa. A The Regenerative Society Foundation pretende promover um novo modelo socioeconômico com o objetivo de proporcionar benefícios ambientais e sociais. Se uma ou mais empresas no Brasil estiver interessada, será possível começar a trabalhar. É necessário promover urgentemente a transição da agricultura convencional, de aplicação intensiva de agroquímicos, para uma atividade regenerativa, do solo e da vegetação. Esse modelo sustentável se aplica também à indústria energética e à produção de equipamentos eletrônicos. O Brasil é um importante parceiro para a llycaffè e a safra de 2022 do País foi muito positiva.

A compra de café do Brasil representa quase 50% do adquirido pela companhia. A chegada da llycaffè ao País começou a levar produtores e compradores a descobrirem o valor escondido na qualidade e, ao longo de 30 anos de parceria, o Brasil se tornou líder mundial de qualidade e não somente de quantidade. A oferta de café brasileiro de alta qualidade também é apreciada pelo consumidor nacional. Um nicho de alta qualidade que se destacou nos últimos 10 a 15 anos para ‘café gourmet’. Do ponto de vista da biosfera, o Brasil também é um país extremamente importante. A llycaffè considera necessário recriar condições para que a Mata Atlântica se regenere naturalmente. Há grandes oportunidades no Brasil. A meta da empresa é emissões de carbono zero até 2033. A llycaffè está otimista com a safra brasileira 2023/2024 e acredita que a temporada será mais positiva para a produção do que no ciclo anterior. Após visitas aos fornecedores de café da companhia, foi avaliado que a saúde das plantas está muito boa e com níveis saudáveis de maturação.

A safra 2023/2024 no Brasil dá sensação de que será melhor que 2022, que foi muito afetada pelos eventos climáticas. O regime de chuvas no País foi muito intenso desde outubro, mas isso não afetou os cafezais. A saúde da planta está muito positiva em termos de maturação dos grãos. A sensação é de que será um bom volume em 2023/2024), com rendimento bom para o produtor. Sobre as expectativas gerais da empresa no ciclo, a Illycaffè iniciou, no último ano, o processo para abertura de capital e ainda está trabalhando no tema. Em 2021, a empresa concluiu venda de uma participação de 20% para a gestora de fundos de private equity Rhône Capital. O acordo com a gestora define a abertura de capital até 2026. O faturamento global da Illycaffè em 2021 foi de 500 milhões de euros. Em termos de estratégia no Brasil, a Illycaffè ainda consolida a experiência de ter uma loja oficial em São Paulo. Existem estudos para franquias, mas nada definido. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.