ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jan/2023

Robusta: preço doméstico em movimento de baixa

Os preços internos do café robusta registram baixa nos últimos dias. A queda reflete, em partes, a forte desvalorização do arábica (o café robusta brasileiro pode substituir, em partes, o arábica nos blends no mercado interno) e a ausência de compradores e vendedores dispostos a negociar. Isso porque os produtores seguram seus lotes, à espera de valores mais atrativos, e a maior parte dos compradores adquiriu lotes até dezembro/2022, reduzindo a então forte necessidade da indústria pela variedade.

As chuvas devem diminuir nas regiões produtoras de Rondônia e do Espírito Santo nos próximos dias, ficando mais pontuais e com volume inferior ao registrado na semana anterior, segundo a Climatempo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados foram de 25,6 mm em Linhares (ES) e de 23,2 mm em São Mateus (ES) entre os dias 9 e 15 de janeiro.

O Indicador CEPEA/ESALQ do robusta do tipo 6, peneira 13 acima, à vista, a retirar no Espírito Santo, está cotado a R$ 665,38 por saca de 60 Kg, recuo de 4,3% nos últimos sete dias. Para o tipo 7/8, bica corrida, a média é de R$ 652,25 por saca de 60 Kg, baixa de 4,8%, no mesmo comparativo. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.