ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Dez/2022

Arábica: preços operando em alta durante a semana

As cotações do café arábica seguem oscilando. Na segunda-feira (12/12), o arábica voltou a operar acima dos R$ 1.000,00 por saca de 60 Kg. O Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, bebida dura para melhor, posto em São Paulo, está cotado a R$ 1.016,22 por saca de 60 Kg, alta de 3,6% nos últimos sete dias. Na Bolsa de Nova York, os futuros da variedade estão recuando, mas acumulam alta nos últimos sete dias, devido ao significativo aumento registrado na segunda-feira (12/12), por conta de um movimento de recuperação técnica. O contrato Março/2023 encerrou a 167,05 centavos de dólar por libra-peso, elevação de 3% nos últimos sete dias.

Quanto ao desenvolvimento da safra, as recentes chuvas verificadas em importantes regiões produtoras de café arábica vêm, de um modo geral, favorecendo o grão da safra 2023/2024. Por outro lado, os agentes estão preocupados com o considerável número de abortamento das flores, o que, por sua vez, pode limitar o potencial produtivo da próxima temporada. Ao longo da última semana, os cafezais das regiões de São Paulo, Minas Gerais e Noroeste do Paraná receberam um alto volume de chuvas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre 4 e 11 de dezembro, foram 117,8 mm de chuvas em Patrocínio (MG), 116,8 mm em Marília (Garça), 88 mm em Varginha (MG), 66,2 mm em Franca (SP), 22,4 mm em Manhuaçu (MG), e 17,6 mm em Londrina (PR). Para os próximos dias, a Climatempo indica que a ocorrência do fenômeno de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) pode trazer novas frentes frias às regiões produtoras de Minas Gerais. Em São Paulo e no Paraná, há previsões de temporais e rajadas de vento de até 50 Km/h. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.