ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Dez/2022

Robusta: preços avançaram no mês de novembro

As cotações domésticas do robusta avançaram ao longo de novembro, impulsionadas pela maior presença de compradores no mercado spot nacional. Esses agentes mostram aumento no interesse pela variedade, sobretudo nesta época do ano, para utilizar o robusta em blends. Os produtores, por outro lado, atentos a esse cenário, se afastam das negociações, à espera de novas valorizações do robusta. O Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 acima, à vista, a retirar no Espírito Santo, terminou o dia 30 de novembro a R$ 609,67 por saca de 60 Kg, elevação de 3,9% em relação ao último dia útil de outubro.

O tipo 7/8, bica corrida, à vista, a retirar no Espírito Santo, fechou novembro a R$ 599,27 por saca de 60 Kg, alta de 4,2% de no mesmo período. No campo, os cafeicultores do Espírito Santo se mostram preocupados com as lavouras. Com o estresse hídrico e as intensas ventanias relatadas em meses passados, a desfolha dos cafezais ocorreu de maneira intensa, ocasionando, em novembro, problemas no pegamento das flores. Na última semana de novembro, intensas chuvas no Espírito Santo causaram danos em vias rodoviárias de acesso às regiões produtoras de café, dificultando o transporte e a comercialização dos cafés.

Para Rondônia, a grande quantidade de chuvas foi satisfatória em novembro, mas os produtores seguem preocupados com o alto índice de abortamento nos cafezais. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuvas em São Mateus (ES) foi de 475,6 mm, em Linhares (ES), de 419,4 mm, e em Cacoal (RO), de 154,6 mm. Para os próximos dias, segundo a Climatempo, a intensidade de chuvas no Espírito Santo deve diminuir, ocorrendo apenas pancadas pontuais. Em Rondônia, são esperadas fortes chuvas, com risco de temporais. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.