ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Out/2022

Robusta: cotações recuando neste mês de outubro

A chegada de chuvas em importantes regiões produtoras de café robusta nos últimos dias beneficiou as lavouras da variedade e trouxe certo alívio aos cafeicultores. Esse cenário se atrelou a questões econômicas globais, como aumento de juros e inflação nos Estados Unidos e na Europa, e reforçou o movimento de queda dos preços do robusta. O Indicador CEPEA/ESALQ do robusta do tipo 6 peneira 13 acima, à vista, a retirar no Espírito Santo, está cotado a R$ 604,29 por saca de 60 Kg, fortes recuos de 6,6% nos últimos sete dias e de 18,06% na parcial de outubro, sendo também o menor patamar nominal desde o dia 5 de agosto de 2021.

O tipo 7/8, bica corrida, à vista, a retirar no Espírito Santo, tem média de R$ 594,28 por saca de 60 Kg, retração de 6,1% nos últimos sete dias e o valor mais baixo desde o dia 5 de agosto de 2021. Apesar dessa recente desvalorização, negociações envolvendo maiores volumes foram realizadas entre o começo e a metade da semana passada, já que muitos vendedores passaram a temer quedas ainda mais intensas no curto prazo.

No Espírito Santo, ainda que as ventanias sejam uma preocupação em relação à desfolha das plantas, as recentes chuvas já favoreceram as condições das lavouras, e, agora, os produtores podem realizar as adubações. Em Rondônia, os cafezais precisam de mais precipitações para auxiliar na formação de chumbinhos. Segundo a Climatempo, são previstos temporais para o Espírito Santo ao longo desta semana, com alertas de risco para queda de granizo. Para Rondônia, as chuvas podem ficar acima de 100 mm. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.