ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Out/2022

Arábica: cotações recuam no mercado doméstico

O mercado doméstico do café arábica vem operando em forte baixa. O Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, posto em São Paulo, está cotado a R$ 1.140,32 por saca de 60 Kg, expressivas quedas de 7% nos últimos sete dias e de 11,31% no acumulado da parcial deste mês. Trata-se, também, do menor patamar desde 25 de agosto de 2021, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IGP-DI de setembro/2022). As negociações estão praticamente estagnadas desde meados da semana passada, quando muitos agentes se afastaram do spot depois do feriado nacional no dia 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida). A queda dos preços está atrelada ao clima favorável às lavouras, à abertura de boas floradas nas últimas semanas e às desvalorizações externas.

No cenário internacional, os valores têm sido pressionados por preocupações relacionadas a uma nova recessão global, diante de aumento dos juros e da inflação na Europa e nos Estados Unidos, e por expectativas de redução mundial no consumo da bebida. Na Bolsa de Nova York, o vencimento Dezembro/2022 fechou a 195,55 centavos de dólar por libra-peso, expressiva queda de 2.190 pontos nos últimos sete dias. Ressalta-se que os estoques certificados de cafés na Bolsa de Nova York são os menores em 23 anos, e esse cenário ainda preocupa investidores e limita um pouco o movimento de desvalorização.

No campo, as chuvas diminuíram nos últimos dias, e as temperaturas se elevaram em grande parte das regiões produtoras, com exceção do Noroeste do Paraná e de Garça (SP). As floradas principais provavelmente são as que se abriram nas últimas semanas, podendo, a partir de agora, serem verificadas algumas pequenas novas aberturas. Os produtores seguem atentos ao clima e à evolução dos chumbinhos, ainda que a desfolha em algumas propriedades possa interferir nesta etapa. Para a próxima semana, a Climatempo prevê a chegada de temporais com ventanias e faz alertas para queda de granizo no Paraná, interior de São Paulo e Sul de Minas (MG), o que poderia prejudicar os cafezais. Para o Cerrado Mineiro (MG), deve chover, enquanto nas demais localidades produtoras o tempo deve seguir seco. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.