ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Set/2022

Café Solúvel: nova metodologia avalia a qualidade

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) desenvolveu uma metodologia inédita para a avaliação da qualidade do produto, que utiliza avaliações sensoriais e categorias de classificação de qualidade. Esta metodologia vai ser apresentada em nível mundial na Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada em novembro, em Belo Horizonte (MG). O desenvolvimento dessa metodologia, que teve início em 2019, contou com a participação do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e de uma equipe de mais de 15 profissionais das empresas de café solúvel, além de consultores do Brasil e do exterior, sob a coordenação da Abics.

Esta metodologia inovadora e pioneira avalia a qualidade por seus atributos e intensidade e não por pontuações e notas. Desta forma, permitirá que o consumidor selecione os cafés solúveis de acordo com sua preferência, incluindo diferentes métodos de consumo. Isso possibilita identificar quais cafés são mais indicados para determinado momento e uso, como com adição de leite, em cappuccinos, drinks, na culinária ou puro. O solúvel representa 25% do café consumido no mundo e vem crescendo numa média de 2% ao ano. Este avanço se deve à diversificação da qualidade, com a oferta de novos blends, novas embalagens e ações ajustadas aos diversos modos de usos. O Brasil evolui na mesma linha, com uma gama enorme de produtos oferecidos nas gôndolas dos supermercados.

Com participação de 5% do total do café consumido no País, o solúvel apresenta um crescimento médio de 3,5% ao ano, desde 2016. O volume total consumido hoje equivale a 1 milhão de sacas de 60 Kg de café verde por ano. A campanha nas redes sociais “Descubra Café Solúvel” vem promovendo o produto aos consumidores brasileiros. A produção e a exportação brasileira de café solúvel são as maiores do mundo há várias décadas. O Brasil também tem a maior capacidade de produção do mundo, de até 132 mil toneladas por ano. Mais de 120 países compram o café solúvel nacional, com volumes recordes nos últimos anos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.