14/Jul/2022
O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) afirmou que o País tem conseguido exportar café à Rússia, após impactos no início da guerra entre o país e a Ucrânia. Houve impacto no início da guerra nas exportações com gargalos no transporte marítimo, mas há melhoria nos destinos do café, principalmente no último mês. As relações comerciais do Brasil com a Rússia continuam, com o café que tem chegado ao destino até mesmo por outras alternativas com destinos indiretos pelo Leste Europeu.
A Rússia importa mais de 1 milhão de sacas de 60 Kg de café do Brasil por ano-safra. Houve impacto imediato. Até fevereiro, os embarques vinham regulares, houve uma queda e depois o mercado começou a se ajustar. Durante a safra 2021/2022, encerrada em junho, o Brasil exportou 950,86 mil sacas de 60 Kg à Rússia, 20,3% inferior à temporada anterior.
O desempenho foi afetado pelos efeitos da guerra, principalmente em abril e maio deste ano. A exportação brasileira para outros países do Leste Europeu tem crescido, provavelmente para abastecer a Rússia de forma indireta. Depois da guerra, a Rússia voltará ao patamar normal de consumo de café do Brasil, de 1 milhão de sacas de 60 Kg por ano. É um mercado consolidado e o setor acredita na retomada. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.