24/Oct/2025
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), o Brasil encerrou o terceiro trimestre do ano com estabilidade nas exportações de arroz na comparação com o mesmo período do ano passado. De julho a setembro deste ano, foram enviadas a outros países 464,2 mil toneladas de arroz (base casca), frente a 473,2 mil toneladas embarcadas no mesmo trimestre de 2024. A receita, contudo, teve queda de 33,6%, fechando em US$ 126,2 milhões no período. O trimestre foi marcado por uma baixa acentuada nos preços internacionais do arroz, resultado da postura mais agressiva de grandes exportadores como Índia, Tailândia e Vietnã. Esse movimento afetou as cotações em todo o mundo, inclusive no Brasil. Ainda assim, o setor conseguiu manter a estabilidade do volume embarcado na comparação com o ano anterior.
Em termos de valor, os principais destinos foram Senegal, Venezuela e Peru. Do total embarcado, 61,71% referem-se a produto beneficiado pela indústria. Em relação às importações, o Brasil comprou, no último trimestre, 406,6 mil toneladas de arroz (base casca), com desembolso de US$ 112 milhões. Isso representa uma queda de 8,6% no volume importado e de 46,8% no valor quando comparado ao mesmo período do ano passado. A maior parte do montante importado, 95,6%, corresponde a arroz beneficiado. Para valorizar o arroz brasileiro no mundo, a Abiarroz tem trabalhado junto à ApexBrasil na promoção do produto em feiras e eventos internacionais. Nos últimos meses, por meio do projeto de exportação Brazilian Rice, a entidade enviou representantes a países como México e Nigéria, para defesa dos interesses da indústria orizícola em missão organizada pelo governo brasileiro.
Também recebeu compradores mexicanos no Rio Grande do Sul, para visitas técnicas e rodadas de negócios. A entidade busca, com essas missões, aprofundar o conhecimento sobre os mercados mexicano e nigeriano, promover o arroz brasileiro e demonstrar o interesse na ampliação das parcerias estratégicas entre os países. Recentemente, a Abiarroz, por meio do projeto de exportação Brazilian Rice, desenvolvido em parceria com a ApexBrasil, esteve presente com stand próprio na Foodex Saudi Expo, realizada em Riade, capital da Arábia Saudita. A próxima feira internacional organizada pelo projeto será a U.S. Private Label Trade Show 2025, prevista para novembro, nos Estados Unidos. Desde 2012, a Abiarroz, via Brazilian Rice, atua na expansão de mercados. Hoje, a iniciativa apoia mais de 30 indústrias e cooperativas e já levou o arroz brasileiro a mais de 100 destinos, posicionando o país entre os 10 maiores exportadores mundiais. Fonte: Abiarroz. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.