16/Apr/2025
De acordo com o Ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) de 2025, elaborado em parceria com a NielsenIQ, as redes de supermercados no Brasil faturaram R$ 1,067 trilhão em 2024, o equivalente a 9,12% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Para a soma do faturamento total, foram considerados todos os formatos de operações: de atacarejos e minimercados a e-commerce, lojas de conveniência e hortifrutis. Em todos esses formatos, há geração de mais de 9 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos em todo o território nacional. A pesquisa, contudo, não especifica se todos esses postos estão ocupados. Vale destacar que em março a Abras havia mencionado que o setor passa por dificuldades na contratação de mão de obra, acumulando cerca de 357 mil vagas em aberto.
Em contrapartida, o número de lojas cresceu 2,3% em 2024 ante 2023, passando de 414.663 para 424.120 unidade. A abertura de novas lojas reflete a resiliência do varejo alimentar, mesmo em períodos macroeconômicos desafiadores. Os resultados reforçam a importância estratégica, destacando a força e a capacidade de crescimento contínuo de um setor vital para a economia e para a população brasileira. O Ranking Abras 2025 ainda destacou que, dentre as trinta maiores redes supermercadistas do Brasil, o Grupo Carrefour Brasil manteve a liderança pelo nono ano consecutivo, com faturamento de R$ 120,5 bilhões em 2024. Em segundo lugar, aparece o Assaí Atacadista, com R$ 80,5 bilhões, seguido pelo Grupo Mateus, com R$ 36,3 bilhões. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.