01/Apr/2025
Segundo análise do Safra, as vendas do varejo alimentício no conceito "em mesmas lojas" (SSS) podem recuar no primeiro trimestre deste ano. O resultado está ligado a diferenciação com o mesmo período de 2024, uma vez que o mês de fevereiro teve um dia a menos e a Páscoa ocorrerá em abril, sendo que um ano antes havia sido em março. Ainda em relação as vendas SSS, no quarto trimestre de 2024 as empresas listadas tiveram um desempenho positivo, impulsionado por uma maior inflação de alimentos. No caso dos atacarejos, as vendas SSS do Carrefour (através da bandeira Atacadão) registraram crescimento anual de 6,3%, ajudadas pelas vendas parceladas em até três vezes.
As margens da Carrefour continuaram a ser impactadas negativamente pela integração do Grupo BIG. Enquanto isso, as vendas SSS do Assaí no formato de atacarejo tiveram alta de 4,4%, alimentando um forte consumo em dinheiro. Para o Assaí, a expansão através de novas lojas e/ou conversões de lojas continuou a apoiar um bom crescimento da receita principal. O Grupo Mateus, por sua vez, foi o mais atrasado em termos de crescimento das vendas SSS, com avanço anual de 2%. A rentabilidade da empresa, no entanto, continuou a melhorar após atingir um ponto de virada no terceiro trimestre de 2024, enquanto a alavancagem permanece em um nível saudável. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.