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11/Mar/2025

Atacarejo: inaugurações de lojas recuam em 2024

Segundo o Itaú BBA, a abertura de novas lojas no formato de atacarejo (cash and carry) em 2024 desacelerou 20% frente ao ano anterior. O aumento do custo de capital, maior capex por loja e um mercado saturado contribuíram para a redução das inaugurações. Após o pico de uma média de 22 novas lojas por mês em 2022 e início de 2023, houve uma queda para 16 por mês em 2023 e agora 13 por mês em 2024. Somado a isso, regiões de concorrência "mais suave", como o Nordeste e o Sul, concentraram dois terços das inaugurações de 2024. O Nordeste também é a região com o maior potencial de crescimento em cidades menores. O estado de São Paulo é o mercados mais competitivo e saturado, representando cerca de 10% das inaugurações de 2024.

A Região Sudeste (excluindo São Paulo), foi responsável por apenas 23% do total de novas lojas (ante 25% em 2023 e 42% em 2022 e início de 23, precisamente quando o Assaí e Carrefour estavam realizando suas conversões de hipermercado para cash and carry). Essa tendência de maior crescimento em mercados menos competitivos é bastante intuitiva e "veio para ficar". O Assaí, o Atacadão e outros players de São Paulo falaram sobre desacelerar as inaugurações em 2025 (também por conta de uma pior estrutura de capital com aumento de taxas), enquanto o Grupo Mateus deve continuar a todo vapor. Em uma análise de raio de 10 Km, o Itaú BBA analisou 302 lojas do Assaí e concluiu que 48% delas tiveram pelo menos uma nova abertura de um concorrente em 2024.

No total, 76 lojas da concorrência foram abertas em um raio de 10 Km de uma unidade do Assaí, um ritmo médio de abertura de cerca de 6,3 lojas por mês. Isso mostra o quão saturado o mercado de São Paulo está e porque a expectativa é de que a expansão desacelere ainda mais. As inaugurações de concorrentes, contudo, estão diminuindo quando comparado aos dois últimos estudos, que identificaram cerca de 7 lojas por mês em 2023 e 9 lojas por mês em 2021 a 2023. No caso do Atacadão, o perfil mais nacional da bandeira do Carrefour fez com que cerca de 60% de todas as unidades cash and carry abertas em 2024 estivessem em um raio de 10 Km de uma loja existente, o que significa que houve aproximadamente 8 novas lojas de concorrência por mês.

O resultado, no entanto, é 20% abaixo das 10 lojas por mês de 2023 e 40% abaixo das 13 lojas por mês de 2021 a 2023. A Região Sul foi o ponto baixo, com 56% das lojas do Atacadão com um novo concorrente. No caso do Grupo Mateus, os "ventos competitivos continuam favoráveis", com 52 novas lojas abertas nas Regiões Nortes/Nordeste em 2024 e 27% da área de lojas da Grupo tendo um novo concorrente a 10 Km de distância. O posicionamento da empresa em cidades menores e seu negócio de distribuição difícil de replicar restringe o ímpeto da concorrência em algumas regiões. Em 2024, isso significou um total de 1,8 novas lojas de concorrência por mês dentro do raio de 10 Km de uma unidade da Grupo, bem abaixo dos níveis de cerca de 6 a 8 por mês do Assaí e Atacadão. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.