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09/Jul/2024

Varejo: Carrefour quer atrair público ao Sam´s Club

O Sam's Club está passando por uma reformulação após ter sido comprado pelo Grupo Carrefour. As unidades na fila para inauguração e outras que serão convertidas para essa bandeira passarão a contar com lojas âncoras de terceiros, como grandes unidades de artigos esportivos, pet shops e/ou academias, por exemplo. O objetivo é aumentar a recorrência com que os clientes visitam o local. A bandeira tem sido tratada pela atual gestão como estratégica na expansão e crescimento de vendas do grupo, além de uma opção interessante de transformação para pontos de hipermercados. A intenção é que o cliente vá na academia e pense em dar uma ‘passada’ no Sam's. A ideia é ressignificar o espaço. O Sam's Club já registra o maior gasto médio por cliente na comparação com o Carrefour e o Atacadão, que são as demais marcas do grupo. Por outro lado, ele tem uma frequência menor de visitas que os seus pares. Daí a importância de criar estímulos para que o consumidor vá mais vezes ao local.

A tese está sendo colocada em prática nas sete unidades do Sam's com aberturas este ano, como são os casos da unidade da Pampulha, em Belo Horizonte, e do Jabaquara, em São Paulo. As inaugurações programadas para o próximo ano, que ainda serão anunciadas, também vão embutir o mesmo conceito. Em paralelo, há projetos do mesmo gênero para as lojas do Sam's que já estão em funcionamento, mas que dependem de reorganizações específicas. A loja da Barra Funda, em São Paulo, por exemplo, tem potencial para abrigar uma academia, mas isso depende de autorização da prefeitura para reduzir o número de vagas de garagem. A companhia está trabalhando também nas chamadas "lojas combo", em que no mesmo terreno são montadas duas bandeiras do grupo, como Sam's mais Atacadão ou Sam's mais Carrefour. No primeiro trimestre de 2024, o Carrefour tinha 51 lojas do Sam's Club.

As novas lojas a serem abertas este ano são todas fruto de conversões de lojas do varejo ou lojas combo. Ou seja, a companhia vê essa bandeira como opção para aproveitar melhor pontos de venda que antes funcionavam como hipermercados. Além disso, em terrenos maiores, a gestão avalia que é possível que as bandeiras do grupo convivam e levem público de uma para a outra. As vendas do Sam's atingiram R$ 1,6 bilhão no primeiro trimestre de 2024, com alta de 21,5% na comparação com o mesmo período de 2023. O crescimento é fruto da combinação de expansão, com oito novas lojas, e aumento de 6,9% em vendas nos estabelecimentos que já existiam um ano atrás (conceito conhecido como "mesmas lojas"). Essa foi a bandeira com maior crescimento do grupo, sendo que o Atacadão avançou 6,6% (1,8% nas lojas já existentes) e o varejo do Carrefour teve queda de 10,7% (-1,5% no conceito mesmas lojas).

Estratégia semelhante está sendo formulada para o Atacadão. Isso porque, no varejo atacadista, cerca de 70% do público é formado por comerciantes, como donos de mercearias e restaurantes. Só 30% são consumidores finais. Então, a ideia é criar galerias com pequenas lojas e serviços capazes de atrair mais consumidores finais para o local. Neste caso, a lógica é bem parecida com o que já acontece com os hipermercados sob a bandeira Carrefour, que têm galerias com mais de uma dezena de lojas e quiosques. O Carrefour Property já é uma das maiores empresas imobiliárias do País, no comando de aproximadamente 270 galerias onde operam 3 mil lojistas. A área bruta locável (ABL) é de 420 mil metros quadrados. Isso corresponde à metade da Multiplan, dona de 20 shoppings no País. A ocupação das galerias voltou recentemente aos patamares pré-pandemia, uma vez que muitos lojistas sofreram com os efeitos da pandemia, fechamento temporário e juros elevados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.