04/Jul/2024
A rede Oxxo abriu sua primeira loja no Vale do Paraíba, na cidade de São José dos Campos (SP), nesta quarta-feira (03/07). A empresa quer chegar a 30 lojas na região até o fim do ano, com mais da metade delas nessa primeira cidade. A expectativa é de geração de 300 de empregos diretos. O plano é que, até agosto, a marca chegue às cidades de Taubaté e Jacareí. A companhia, que pertence ao Grupo Nós (uma joint venture entre Raízen e FEMSA), abriu sua primeira loja no Brasil em dezembro de 2020, na cidade de Campinas, e hoje tem mais de 500 pontos de venda espalhados por mais de 17 cidades do estado de São Paulo. A alta quantidade de aberturas da bandeira se relaciona à essência do Grupo Nós. O negócio é uma sinergia entre duas bandeiras e dois formatos.
A bandeira Shell Select (franquias de lojas de conveniência que funcionam nos postos de gasolina da Rede Shell, da Raízen). Essa divisão demandava escala para diminuir o custo de mercadoria vendida por franqueado. Do outro lado, o Oxxo, com outro formato, outra bandeira e operação própria, gera a escala necessária, tanto para a marca sobreviver e ser rentável, como para baixar o custo de mercadoria vendida, que também é entregue para os franqueados de Shell Select. A empresa se baseia em ciência de dados para garantir que as novas lojas não roubem público das anteriores, fenômeno conhecido no varejo como "canibalização". Por meio desses estudos, a rede viu como viável, por exemplo, ter seis lojas da Rua da Consolação, na cidade de São Paulo. A empresa não abre o tamanho do investimento para entrar no Vale do Paraíba, nem a quantidade de lojas necessárias em um novo lugar para garantir rentabilidade.
No entanto, ao iniciar um novo marco de expansão, os anteriores já atingiram rentabilidade e continuam crescendo em vendas. A empresa vê na região a diversidade de público necessária para garantir diferentes tipos de compras nas 24h em que os estabelecimentos ficam abertos. Ainda não é possível estabelecer qual é o tempo que as lojas demoram para atingir todo o seu potencial em vendas. Não é possível dizer que se chegou na maturação da primeira loja (aberta em dezembro de 2020 em Campinas) ou não, porque a rede segue crescendo. Isso vai depender muito da performance da região. Evidentemente, a ideia não é entrar para perder. A performance no litoral foi substancialmente acima do que já tinha sido encontrado em São Paulo e Campinas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.