ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jun/2024

Ruralistas colhem assinaturas para a CPI do Arroz

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) afirmou que há necessidade da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a importação de até 1 milhão de toneladas de arroz pelo governo federal. A instalação ou não da CPI cabe ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Na terça-feira (18/06), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para discutir os impactos da medida. A FPA está coletando assinaturas para CPI.

Para os ruralistas, não é a anulação e cancelamento do leilão pelo governo ou a audiência pública que cessarão os questionamentos. Há condições para fazer uma investigação ampla para todas as dúvidas serem dirimidas. A ideia da instalação da CPI do arroz cresce entre os deputados em meio às suspeitas de irregularidades, conflito de interesses e tráfico de influência na compra pública de arroz pelo Executivo. O perfil e a idoneidade das empresas vencedoras do leilão também são questionados pelo setor produtivo e parlamentares.

O requerimento da CPI do arroz é de autoria do deputado federal Luciano Zucco (PL-RS). A assessoria do deputado informou que tem 148 assinaturas das 171 necessárias para o pedido de abertura do inquérito parlamentar. A CPI vai investigar e apurar indícios de fraude e irregularidades supostamente registradas no primeiro leilão de compra pública de arroz importado e beneficiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de 263,3 mil toneladas, realizado em 6 de junho e anulado pelo governo federal. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.