ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/May/2024

Edital permite a importação de 104 mil t de arroz

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai importar em um primeiro momento 104 mil toneladas de arroz. O governo autorizou na última semana por meio de Medida Provisória (MP) que a empresa pública importe até 1 milhão de toneladas do cereal para evitar a escalada dos preços internos do grão em virtude das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, principal responsável pelo abastecimento interno do produto. A importação de arroz será feita de maneira escalonada. O edital publicado nesta terça-feira (14/05) permitirá a importação de 104 mil toneladas de arroz. Esse arroz importado será direcionado a regiões mais distantes.

Serão abastecidos pequenos varejistas que compram dos grandes atacarejos para evitar que comprem arroz a preço muito alto e que isso seja repassado ao consumidor. O objetivo do governo não é importar o produto para competir com o arroz nacional. Há um cuidado de proteção à produção nacional, mas quando enchentes começaram, o Rio Grande do Sul tinha 17% da produção de arroz no campo. A Conab avalia que 8% do arroz que estava plantado no Estado foi afetado por enchentes. Mas, ainda não é possível estimar quanto arroz foi perdido nos armazéns do Estado.

A logística também foi afetada pelas enchentes. O governo não quer correr o risco de deixar regiões mais distantes desabastecidas de arroz. A Conab estuda uma ação local para compra de arroz do Rio Grande do Sul. O Estado também sofre com alta do preço do arroz. A intenção é que o arroz chegue aos consumidores mais barato, com subsídio e para evitar escalada de preços, o que prejudica consumidor e pressiona inflação de alimentos. O Rio Grande do Sul concentra 74% do arroz produzido no Brasil. Mesmo com enchentes no Estado, há previsão de aumento de 4,6% na safra de arroz do Brasil para 10,5 milhões de toneladas com o aumento da área plantada em outros Estados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.