15/May/2024
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) criticou a decisão do Executivo de importar até 1 milhão de toneladas de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). É um grande equívoco. Há estoques suficientes. Vários produtores de arroz do Rio Grande do Sul foram afetados pelas enchentes, mas outras regiões e Estados estão produzindo normalmente, o que dá condições de abastecer o mercado.
A preocupação do setor produtivo é que essa autorização para entrada de arroz a preço menor possa prejudicar os produtores. Na diversificação de culturas da próxima safra, será importante outros Estados aumentarem a produção de arroz e pensar neste momento de dificuldade com atender a defasagem da safra do Rio Grande do Sul. Há muitas dificuldades logísticas dos produtores do Rio Grande do Sul para escoar a produção, mas, até o momento, não há impacto da catástrofe climática no fornecimento de milho e farelo de soja a outros Estados.
Porém, isso ainda pode acontecer. Por enquanto, o abastecimento à avicultura e suinocultura do Paraná está sob controle, mesmo com as grandes dificuldades dos cerealistas do Rio Grande do Sul. Os produtores de proteína animal do Paraná estão se abastecendo de insumos para ração de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e da cadeia esmagadora de Santa Catarina. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.