ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/May/2024

Importação de arroz pelo Brasil será escalonada

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, afirmou que a estatal vai comprar arroz de outros países aos poucos, para que não haja risco de competição com os produtores nacionais e especulação de preços. Essa prevenção também é para assegurar que não haja especulação dos preços aos consumidores. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou, na quarta-feira (08/05), que a Medida Provisória (MP) para autorizar a Conab a importar arroz para frear o aumento de preços locais está sendo construída pela equipe técnica da pasta com a Casa Civil.

A MP vai autorizar a Conab a comprar até 1 milhão de toneladas de arroz, mas, no primeiro momento, será autorizado um edital de 200 mil toneladas de arroz descascado, embalado e pronto para distribuir, caso seja necessário. A medida surge como resposta a impossibilidade de escoamento do grão pelo Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional, que registra enchentes, consideradas uma das piores de sua história.

A expectativa é de que, em breve, a situação volte ao normal no Estado e o Rio Grande do Sul abastecerá o Brasil de arroz novamente. O escoamento do Rio Grande do Sul será retomado com infraestrutura recuperada e logística de portos e rodovias. Por não conseguir dimensionar quanto tempo isso levará, é que se fazem necessárias alternativas para o abastecimento brasileiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.