ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/May/2024

Conab importará arroz para formação de estoques

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está estruturando um mecanismo para importação e formação de estoque nacional de arroz. A pedido do presidente Lula, a Conab está preparando o instrumento junto ao Ministério da Agricultura e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O mecanismo ficará à disposição do governo, que decidirá sobre quando, quanto e como será necessário, afirmou Edegar Pretto, presidente da Conab. A possibilidade é estudada pelo Executivo para garantir estabilidade no abastecimento nacional do cereal em meio às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, maior produtor do grão.

Mais de 15% da safra do Estado estava em campo, que representa mais de 1 milhão de toneladas. Ainda não há o dimensionamento do arroz perdido em armazéns que ficaram embaixo da água e, como o Estado está em calamidade, não há logística para escoar o grão, em virtude do momento atual e das regiões isoladas. Nos bastidores do governo, estima-se a necessidade de importação de 1 milhão de toneladas, sobretudo do Paraguai.

A quantidade ainda está sendo definida. Muito possivelmente será feito em volume a ser estabelecido. O objetivo do governo não é aumentar a competição do arroz importado com a produção interna, mas garantir uma reserva ao País neste momento de calamidade no Rio Grande do Sul. Mesmo com perda de arroz em campo, o Rio Grande do Sul terá arroz para abastecimento local. A projeção do Brasil é de safra de 10 milhões de toneladas. O governo trabalha com a importação por segurança. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.