08/Apr/2024
De acordo com dados da 49ª edição da pesquisa Webshoppers, da NielsenIQ Ebit, o faturamento do e-commerce brasileiro alcançou a marca de R$ 254,4 bilhões em 2023, o que representou crescimento de apenas 0,7% em relação ao ano anterior, quando o setor registrou queda de 2,2% ante 2021. Em 2023, o número de compradores no e-commerce permaneceu praticamente estável: 108,4 milhões de brasileiros, 0,5% menos em relação a 2022. Destacaram-se no ano as vendas brutas de produtos da cesta de alimentos, que aumentaram 26,2%. Apesar de uma queda de 15,2% no número de pedidos, houve um aumento de 48,7% no faturamento, indicando uma possível inclusão de produtos de maior valor.
O segmento de bebidas, porém, registrou queda de 4,9% no faturamento bruto, apesar de alta de 4% em pedidos, com perda de 8,5% no tíquete médio. O crescimento das categorias FMCG (Bens de Consumo de Rápido Movimento) reflete uma mudança significativa no comportamento do consumidor, com ênfase crescente em compras de abastecimento e reposição. Os consumidores estão cada vez mais recorrendo ao e-commerce para atender às suas necessidades cotidianas, e isso está impulsionando o crescimento dessas categorias no ambiente online. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.