ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Feb/2024

Varejo: Assaí divulga resultado do 4º trimestre/23

O Assaí apresentou lucro líquido de R$ 297 milhões no quarto trimestre de 2023. O resultado foi 26,8% menor na comparação com o mesmo período de 2022. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, porém, houve alta de 60%. Trata-se do melhor resultado de 2023, em função da sazonalidade e da qualidade da expansão realizada ao longo dos últimos anos. O Ebitda ajustado, por sua vez, ficou em R$ 1,436 bilhão de outubro a dezembro de 2023, uma alta de 22,6% ante o mesmo período do ano anterior. A margem desse indicador subiu 0,5 ponto porcentual, para 7,8%. A receita líquida foi de R$ 18,421 bilhões, um avanço anual de 15,5%. O desempenho reforça o posicionamento da companhia mesmo diante de um cenário composto por deflação e pressão no poder de compra dos consumidores.

A varejista credita a melhora à expansão das lojas (27 inaugurações nos últimos 12 meses), e o sucesso de sua estratégia comercial. No indicador de vendas em 'mesmas lojas' (SSS), houve crescimento de 2,9% no trimestre encerrado em dezembro, ante igual intervalo de 2022. O resultado teve contribuição das 35 conversões inauguradas entre julho e novembro do ano anterior ao do balanço. O Assaí inaugurou 12 lojas no quarto trimestre de 2023. Foram 7 de forma orgânica e 5 conversões. Dessa forma, a companhia encerrou o ano passado com 288 lojas em operação e uma área de vendas que totaliza mais de 1,4 milhão de metros quadrados. A expansão de área em relação ao ano de 2022 foi de 12%, com a adição de 152 mil metros quadrados, em 27 inaugurações no total.

O projeto de expansão estima ainda 15 novas lojas em 2024. A empresa informa que 64 conversões de hipermercados estavam em operação ao fim de 2023. O parque de lojas convertidas apresenta maturação acelerada, atingindo, em dezembro, um múltiplo de vendas alinhado aos objetivos do projeto (3x vs. formato hipermercado). Nas 47 lojas convertidas em 2022 e que possuem, em média, mais de 12 meses de operação, a venda média mensal por loja ficou em cerca de R$ 28 milhões. O resultado é decorrente, principalmente, da localização excepcional, em regiões centrais mais próximas do público B2B e de estratos sociais de renda mais elevada, com grande adensamento populacional e forte barreira imobiliária. Depois de dois anos de crescimento acelerado, o Assaí Atacadista vai reduzir seu ritmo de expansão.

Entre 2022 e 2023, a empresa converteu 64 dos 66 hipermercados da rede Extra, comprados por R$ 5,2 bilhões do Grupo Pão de Açúcar (GPA), em 2021 em pontos de atacarejo e encerrou o ano passado com 288 unidades. Para 2024, a perspectiva é mais moderada: em seu balanço de resultados, a empresa sinaliza que vai inaugurar 15 lojas. A companhia cresceu 60% nos últimos dois anos. É um crescimento considerável, mas para isso também foi necessário um investimento considerável, tanto do ponto de vista de aquisição das unidades quanto do custo de transformação desses pontos. A empresa acumulou uma massa de dívida para executar esse projeto.

O custo da expansão fez com que o índice de alavancagem do Assaí, representado pela relação dívida líquida incluindo saldos de recebíveis descontados e parcela remanescente da aquisição dos pontos comerciais de hipermercado/EBITDA Ajustado Pré, subisse rapidamente nos últimos anos. Para reduzir o endividamento, o Assaí aposta na geração de caixa. Em janeiro deste ano, a gente terminou de pagar o GPA. Então, daqui para frente, a companhia entra em uma rota de desalavancagem, reduzindo a quantidade de inaugurações e usando a geração de caixa para reduzir a dívida. Assim, pretende terminar o ano com o índice de alavancagem em 3,5x. Aí, se voltará para a expansão orgânica. Apenas 15 lojas serão feitas esse ano. São boas as perspectivas em 2024 para a geração de caixa. O Assaí também fez investimentos para buscar maior volume de vendas. E observou, em dezembro, principalmente, o ambiente de consumo um pouco melhor do que o visto ao longo do ano passado.

A expectativa para 2024 é mais positiva. Um ponto positivo destacado é a geração de caixa, o faturamento dos hipermercados Extra convertidos em Assaí. Para marcar o início das comemorações de 50 anos de história da marca, o Assaí apresentou em fevereiro seu novo logotipo, que reflete o posicionamento adotado no início de 2023: "Para todos, de Sol a Sol". A mensagem faz uma homenagem à origem do atacadista: o nome Assaí tem origem na palavra japonesa "asahi", que significa "sol da manhã". A companhia também planeja, para o segundo semestre, promoções ainda mais agressivas para celebrar suas cinco décadas. Dentro das comemorações de 50 anos do Assaí, a promoção de aniversário vai ser reforçada para celebrar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.