ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Feb/2024

Grupo Carrefour planeja voltar o foco para comércio

Após anunciar a compra do Grupo Big por R$ 7 bilhões, em 2021, arrumar a casa foi a tônica do Grupo Carrefour Brasil nos últimos anos. A integração terminou em 2023, com a conversão de 129 hipermercados Big em lojas com a bandeira Atacadão. Os esforços da restruturação, que terminou em 2023, devem começar a dar resultados mais robustos neste ano. Além das conversões, outro ponto de atenção foi o fechamento de lojas problemáticas. Após uma revisão dos ativos, o Carrefour Brasil decidiu vender ou fechar 123 lojas estruturalmente não rentáveis (16 hipermercados, 94 lojas Todo Dia e 13 lojas Nacional e Bom Preço). Com o fim da operação dessas lojas, a expectativa é adicionar aproximadamente R$ 200 milhões de Ebitda por ano (recorrente), uma vez que essas lojas estão em déficit operacional. Adicionalmente, esperamos vender os imóveis de 40 dessas 123 lojas, captando caixa adicional que deverá compensar o impacto negativo das iniciativas de desmobilização no caixa.

Agora que esse período mais movimentado ficou para trás, o foco do grupo será direcionado de volta para o comércio e para a excelência no atendimento ao cliente. Isso se traduzirá, entre outras coisas, em uma maior oferta de serviços, como açougue, dentro das lojas Atacadão. Esta estratégia começou a ser implementada no segundo semestre de 2023 e encerrou o ano passado com 19 lojas oferecendo serviços frios, padaria e açougue, e isso tem impactado positivamente o fluxo de clientes nas lojas de atacarejo. Esse ano, a ideia é continuar acrescentando esses serviços em mais lojas do Atacadão. O grupo pretende atender a essa demanda com parcimônia. É uma novidade e a empresa não quer deixar de lado o modelo de negócio, que tem como meta principal preço barato para o cliente. O foco agora está de volta para o comércio, com o cliente recebendo o melhor serviço no cash and carry, principalmente preço imbatível (no atacarejo), e um nível maior de variedade de produtos e serviços (nos hipermercados).

As vendas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$ 31,1 bilhões no quarto trimestre de 2023, queda de 1,2% ano a ano. As vendas em mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) do Atacadão caíram 1,8% no último trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Os resultados foram impactados pelo ambiente deflacionário (inflação alimentar de -0,5% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE), embora tenhamos observado tendências de melhora de preços e volumes na segunda parte do trimestre (com inflação alimentar m/m positiva em novembro e dezembro). O volume de vendas do e-commerce totalizou R$ 2,8 bilhões no 4º trimestre de 2023, alta de 38,5% em relação ao mesmo período de 2022. O faturamento bruto do Banco Carrefour atingiu R$ 16,7 bilhões nos últimos três meses do ano passado, alta de 15,3% na mesma base de comparação.

O ano de 2023 foi classificado como transformacional para a companhia, sobretudo pela finalização da conversão do Grupo BIG. O movimento foi 'em tempo recorde'. Foram implementadas diversas mudanças para simplificar operações, diminuir custos e ganhar agilidade. A queda de 1,2% nas vendas brutas em relação a um ano antes ocorreu principalmente pelo ambiente deflacionário. As vendas brutas do Carrefour ficaram em R$ 31,085 bilhões no trimestre passado. O Grupo Carrefour Brasil provisionou no quarto trimestre de 2023 o fechamento de 123 lojas. Podem existir diferenças ao provisionado por eventuais ações judiciais e pelos valores nas vendas de terrenos. Foram identificadas estas 123 lojas para venda ou fechamento. Apesar do número, estas lojas representaram pouco mais de 1% das vendas em 2023. Os fechamentos, que impactaram os resultados, são operações contábeis não caixa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.