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08/Feb/2024

Supermercados puxam a alta nas vendas do varejo

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bom desempenho das vendas de supermercados impulsionou o crescimento do comércio varejista brasileiro em 2023. O volume vendido pelo comércio varejista cresceu 1,7% em 2023. Cinco das oito atividades pesquisadas registraram expansão: Móveis e Eletrodomésticos (1,0%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (4,7%), Combustíveis e lubrificantes (3,9%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%). Na direção oposta, as perdas ocorreram em Tecidos, vestuário e calçados (-4,6%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,5%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que inclui as lojas de departamento (-10,9%). A principal influência nesse ano de 2023 foi de supermercados.

Mas, também houve contribuição positiva de combustíveis e lubrificantes e de artigos farmacêuticos. O setor de supermercados contribuiu com 1,7% para a taxa de crescimento do varejo no ano. Combustíveis tiveram impacto positivo de 0,4% e artigos farmacêuticos contribuíram com 0,4%. Na direção oposta, a atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico impactou negativamente em -0,8%. O desempenho do setor de Outros artigos de uso pessoal e doméstico foi afetado no ano passado por problemas contábeis em grandes marcas e pelo fechamento de lojas de redes varejistas. Parte da receita dessas empresas do setor foi esvaziada por conta dessas questões. No comércio varejista ampliado, que agora inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício, houve alta de 2,4% em 2023.

O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou alta de 8,1%, atacado alimentício cresceu 1,0%, enquanto Material de construção caiu 1,9%. A série histórica ainda curta do setor de atacado alimentício inviabiliza a divulgação da contribuição específica deste segmento para o resultado global varejo ampliado em 2023. No entanto, os avanços nas vendas de veículos e do atacado alimentício ajudaram a turbinar a alta maior no varejo ampliado do que no varejo restrito em 2023. Veículos tiveram contribuição maior do que atacado alimentício. Parte desse crescimento vem refletindo o fato de o crédito para aquisição de veículos ter aumentado. A queda da taxa básica de juros, a Selic, também ajudou a aumentar a concessão de crédito para aquisição de veículos. Além disso, houve contribuição para o resultado de 2023 do programa de governo que concedeu desconto no imposto de automóveis populares.

O programa do governo teve influência mais localizada no primeiro semestre, mas teve influência ao longo do ano todo. Quanto às demais influências positivas, a forte contribuição do segmento de supermercados revela um consumo mais concentrado em itens básicos, apesar do avanço no crédito, no número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho e na massa de renda em circulação na economia. Esse crédito que está crescente não está parando no consumo no varejo. Onde ele parou mais foi em hipermercados e supermercados. Parte desse crédito está sendo usado para pagamento de dívidas e redução de inadimplência. O comércio varejista como um todo apresentou, em 2023, poucas variações no volume vendido. As variações nas vendas se concentraram mais em hiper e supermercados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.