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25/Jan/2024

Supermercados: consumo nos lares cresce em 2023

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o consumo dos lares brasileiros teve uma alta de 3,09% em 2023, quando comparado com o ano anterior, A estimativa da própria entidade para o ano passado era de 2,5%. No mês de dezembro o indicador teve alta de 18% em relação a novembro. Comparando com o mesmo mês de 2022, a alta foi de 10,73%. O crescimento relevante do ano passado foi muito puxado pelo mês de dezembro, especialmente as últimas duas semanas. Para 2024, a Abras espera crescimento de 2,50% no consumo dos lares brasileiros.

O ano passado já teve um crescimento de 3,09%, então a projeção é feita em cima da alta do ano passado, já é bastante firme. Geralmente, a entidade faz uma reavaliação das projeções no meio do ano. O Indicador Abrasmercado, cesta dos 35 produtos de largo consumo nos supermercados monitorados pela Abras, teve queda de 4,22% em 2023, na comparação com 2022. No mês de dezembro, houve alta de 1,35% ante novembro. Em 2023, as principais quedas foram vistas no óleo de soja (-28%) e no feijão (13,78%). Destaque para o recuo na cesta de proteínas, que se refletiu em um aumento do consumo de carnes, especialmente a bovina.

A carne bovina dianteira mostrou recuo nos preços de 11,60% no ano passado, e a traseira, de 9,44%. A queda acumulada no ano pelo índice na cesta básica só não foi maior pela alta de mais de 24% do arroz e de 11% do açúcar refinado. Todas as regiões do País tiveram deflação no acumulado do ano. A maior foi na Região Nordeste (-5,07%). Em seguida apareceu a Região Norte, com queda de 4,79%, Região Sul (-4,08%), Região Sudeste (-3,63%) e Região Centro-Oeste (-3,25%). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.